quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Lula deve escolher governadora do Ceará para o MEC.

Foto: Reprodução

A governadora do Ceará, Izolda Cela, para ser a ministra da Educação do governo Lula. Segundo ao menos três petistas ouvidos pela coluna, a decisão já teria sido tomada pelo presidente eleito.

Izolda deixará o comando do governo do Ceará em 1º de janeiro de 2023. Ela ocupava o cargo desde abril de 2022, após a renúncia do então governador Camilo Santana (PT) para disputar o Senado.

A provável indicação de Izolda agrada Camilo e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Os dois se reuniram com Lula na semana passada, em Brasília, e são do mesmo grupo político da governadora.

Professora, Izolda atua há quase duas décadas na área de Educação. Ela já foi secretária da área no município de Sobral (2005-2006) e do estado do Ceará (2007-2014).

Paridade de gênero

Além de atuar na área, a nomeação dela para o ministeriado de Lula ajuda o presidente eleito a cumprir a promessa de ter mais mulheres ocupando cargos no primeiro escalão do futuro governo.

Atualmente, Izolda está sem partido. Ela era filiada ao PDT, mas deixou a sigla em julho deste ano, após ser preterida como candidata do partido ao governo. Uma das possibilidades é ela se filiar ao PT.

Apesar de petistas dizerem que Lula já teria escolhido Izolda, interlocutores da governadora dizem que ela ainda não recebeu um convite formal do presidente eleito para assumir o ministério.

Fonte Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário