sábado, 12 de março de 2022

Após pressão, prefeitura anuncia que vai cumprir a lei do piso dos professores.

Foto: PMM

Após muita pressão de professores e vereadores, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) cedeu e irá cumprir o reajuste do piso de 33,24% para professores do município. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (10).

A portaria que reajusta o piso salarial dos professores estava em vigor desde fevereiro, quando foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pela lei, é o governo federal que estabelece o reajuste que deve ser pago pelas prefeituras e governos estaduais com a ajuda do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Pressão

Allyson enfrentou uma pressão gigantesca para cumprir o reajuste. Se dependesse apenas de sua equipe jurídica, os professores não iriam receber o reajuste.

Na última semana, a equipe do prefeito afirmou que os professores do município não teriam direito ao reajuste. A declaração pegou muito mal.

Obrigação

Como próprio prefeito disse em 2019, quando era deputado estadual, o piso dos professores “é lei” e deve ser implementado por qualquer gestor.

“Primeiro não é favor, é lei federal. A Lei 11.738 é lei federal, é obrigação da governadora, obrigação de qualquer prefeito implementar o piso dos professores.”, disse ele na época.

Por Mossoró Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário